Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

NOTÍCIA: PARFOR UFPA

Mais de 3200 alunos já foram formados pelo Parfor UFPA


O número de alunos formados pelo Parfor UFPA chega a 3.240 em março de 2016. Esses números impressionam não apenas pelo quantitativo mas também, principalmente, pelo qualitativo. Em muitas cidades, os professores formados estão fazendo a diferença em suas escolas, outros foram além e já conquistaram a aprovação em concurso federal e ingressaram em mestrados.
“Já formamos 3.240 docentes da Educação Básica. Somos vitoriosos, graças à seriedade, à competência e ao trabalho coletivo”, afirmou a professora Josenilda Maués, coordenadora adjunta do Parfor UFPA.
Oportunidade - Fábio Barros, 31 anos, tinha formação em Pedagogia, mas ministrava aulas de Matemática. Foi quando surgiu o Parfor e ele decidiu voltar a estudar em 2009, no curso de Licenciatura em Matemática, em Redenção. “Eu morava em uma vila e quem tinha a minha idade ia pra roça. Eu não, quis vir para a cidade e aqui estou tendo as oportunidades”, conta Fábio.
Aluno aplicado, Fábio sempre tirou boas notas e nunca ficou em recuperação. Ele concluiu o TCC, formou-se em agosto e, em novembro do mesmo ano, 2013, prestou concurso para professor substituto da Faculdade de Matemática da Unifesspa, em Marabá. O professor recém-formado passou em primeiro lugar no concurso federal. Além de trabalhar no mais alto cargo da carreira, Fábio também passou na seleção para o Mestrado em Engenharia Elétrica, em Belém.
“Tive muitos benefícios com a graduação do Parfor. Acredito que foi um dos melhores projetos, em relação à educação, feitos pelo governo federal. Pra mim, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Depois do Parfor, as portas se abriram, eu sempre tive vontade de dar aula no ensino superior”, afirma o professor, que, em 2016, começou a ministrar aulas para outros alunos do Parfor.
Realizando sonhos - “A ideia do mestrado eu já tinha, mas, durante o curso do Parfor, que começou em 2009, eu amadureci essa ideia. Os professores me estimularam bastante, no final de 2013, me preparei, em 2014, entrei no mestrado, na mesma área, em Geografia na Federal”,  lembra Carla Joelma, 46 anos, professora da Educação Básica, em Ananindeua.
Ela concluiu o curso e logo ingressou no mestrado, que deve concluir no final deste ano. “O Parfor foi a porta aberta para que eu pudesse materializar este projeto, este sonho. Os professores foram incríveis, muito comprometidos, responsáveis. A base que eles me deram  tem sido fundamental  para que eu prossiga meus estudos. Sonho também com o doutorado”, diz Carla.
Também antiga aluna do curso de Geografia do Parfor, a professora Greyce está finalizando a dissertação do seu mestrado sobre território pesqueiro. “Meu foco foi me preparar para o mestrado. No mesmo ano em que eu concluí o curso, fui aprovada no Mestrado em Geografia. Desde então, tenho me dedicado ao curso, com a projeção ao doutorado”, ressalta Greyce.
Ela conta que algumas pessoas recebem com surpresa a notícia de que um ex-aluno do Parfor passou no mestrado. “Para muitos, foi uma surpresa agradável e de encorajamento pelo fato de uma aluna do Parfor ser aprovada no mestrado da UFPA. Tenho sempre enfatizado que o Parfor é uma grande oportunidade para realização de sonhos. O Parfor tem indicado progresso na vida acadêmica de seus alunos”, afirma Greyce.
Texto e fotos: Thaís Rezende – Assessora de Comunicação do Parfor/UFPA
Disponível em: https://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=11477
Publicado em: 31.03.2016 18:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário